Como recuperar Ouro de lixo eletrônico (Técnicas)

Técnicas de recuperação de ouro do lixo eletrônico
extrair ouro
Técnicas de recuperação de ouro de sucata eletrônica
O ouro é uma das substâncias mais importantes no mundo.
Embora associado com jóias e moedas, o metal precioso é também um componente de computadores e outros equipamentos eletrônicos. Uma vez que já não é de utilização, o ouro pode ser recuperado e reutilizado. Grandes quantidades de ouro, como o encontrado em jóias, simplesmente pode ser derretido. Quantidades menores pode ser recuperado através de uma variedade de processos químicos.
Por seu preço o ouro é constantemente reciclado, aliás, é um dos metais mais reciclados do mundo sendo que cerca de 90% do ouro encontrado até hoje no mundo já passou por algum processo de transformação e recuperação, onde até os resíduos de joalherias são reciclados.

Saiba mais sobre como recuperar ouro de sucata eletrônica clicando no link a seguir:
https://www.oficina70.com/p/links-interressantes.html

Principais técnicas de recuperação e refino do ouro: Desplacantes de Ouro
Para revestimentos de ouro
Quantidades visíveis de ouro dentro de computadores e outras máquinas pode ser cuidadosamente raspada. Mas há Ouro que é difícil de alcançar, tais como as das bordas das placas principais, pode ser facilmente libertada por extracção usando CBX em pó. O pó CBX dissolve o material ao qual o ouro é ligado. CBX não deve ser aplicada aos interiores delicadas de máquinas, devido ao perigo de destruir componentes essenciais por este e mais motivos tornou-se um produto obsoleto.
Ouro aqui é melhor tratada com um eletrólito, chamado StripFree. StripFree remove camadas finas de ouro de chips de computador, e outros artigos semelhantes, chegando ao ouro longe de metais subjacentes. StripFree irá trabalhar com qualquer um dos seguintes metais: aço inoxidável e aço substratos, níquel e ródio. Coloque a peça em uma solução de StripFree e carregá-lo com 3-6 volts de corrente elétrica. O processo é o inverso de galvanoplastia. A corrente eléctrica faz com que o ouro para desalojar-se a partir do metal, e se dissolvem na solução StripFree.

Ácidos
Para o ouro que é difícil acesso
Água régia é uma combinação de ácidos, 3: 1.

Por vezes, o ouro é extremamente difícil de alcançar, ou está disponível apenas em quantidades pequenas numa dada peça. 

Água Régia (AR)
Ácido Clorídrico e Ácido Nítrico
Para a recuperação deste ouro, tente água régia. Água Régia (AR) é uma combinação de ácido clorídrico e ácido nítrico. Usado desde os tempos medievais, é o único ácido capaz de dissolver o ouro. Água régia é extremamente corrosivo e perigoso. Ele deve ser usado em uma área bem ventilada. 3 e 4,5 mililitros de água régia é necessária para remover o ouro a partir de cada 1 grama de sucata. Água régia vai reagir extremamente violentamente com todos os itens não-ouro que estão presentes na sucata. Por esta razão, o ácido deve ser adicionado muito lentamente. A reacção completa pode levar vários minutos. Pedaços maiores de sucata podem realmente aparecer sem ser perturbado, mas instantaneamente pode ser quebrado com uma vareta. A reacção é completa quando todo o borbulhamento for interrompido, e o ácido é arrefecido até à temperatura ambiente. A mistura arrefecida é passada através de um funil de Buchner com papel de filtragem, porém se não tiver poderá um filtro de café com um porta filtro (tipo Melitta) no entanto deverá saber que nunca mais deverá utilizar este filtro e o porta filtros. O ouro é precipitado a partir da mistura usando sulfato de ferro, também conhecido como sulfato ferroso. A mistura é novamente filtrada através do filtro de Buchner. O ouro pode ser lavado com água destilada, e tratado com ácido clorídrico, para remover mais impurezas.

extrair ouro do computador
Metabissulfito de sódio ou pirossulfito de sódio ou ainda Dissulfito de sódio (IUPAC sodium metabisulphite ou sodium pyrosulphite)

Solução AP
Ácido Muriático e Peróxido (Água Oxigenada)
Além da água régia outra solução mais segura e barata é a solução Ácido Muriático e Água Oxigenada, facilmente encontrados.
Este método só precipita ouro placado (chapado) como o encontrado em placas de telefones celulares e/ou cartões SIM de telefones.
O ouro não é refinado a 999,99, podendo conter impurezas relativo ao material do qual foi recuperado.

Solução Hcl/cl
Ácido Muriático (hcl) + cloro (lixívia doméstica, hipoclorito de sódio), idem ao AP.

Ácido Nítrico
(usando apenas o ácido nítrico)
Para pinos de processadores de CPU e/ou outros componentes "banhados a ouro" ou peças de alto rendimento e ainda carregado com metais de base. Normalmente o ácido nítrico é usado na etapa final antes e da precipitação do ouro, porém neste método você vai aprender a usa-lo sem intermediários.
ATENÇÃO aos conselhos de segurança ao usar este ácido.
Galvanização reversa
Recuperação do ouro via eletricidade + ácidos, para peças banhadas a ouro.
https://www.oficina70.com/como-recuperar-ouro-por-galvanizacao.html

Eletrólise
Para recuperar os poucos microgramas de ouro depositados sobre os pinos, pode usar uma célula eletrolítica. O banho consiste numa solução de 95% de ácido sulfúrico. O cátodo é de chumbo e o ânodo é de cobre. Os pinos são colocados no ânodo de cobre, em forma de concha.
https://www.oficina70.com/como-recuperar-ouro-e-prata-dos.html

Copelação
Técnica antiga que reside em recuperar ouro impregnados em rochas atraves de aquecimento onde as temperaturas atingem valores muito altas. Exige muito gasto com geração de energia.

Queima e/ou "pirometalurgia"
Uso de altas temperaturas para obtenção e purificação de metais.
Método que consiste em queimar placas, processadores e outros, após, o ouro é recuperado por processos eletrolíticos ou no método da água régia.

Hidrometalurgia
Este é o termo adotado para designar processos diferentes que têm, em comum, a meta de dissolver o metal por meio de reações químicas, separando-o de outras substâncias.
Uma das vantagens é o alto teor de pureza obtido.
A desvantagem, o uso de muitos químicos, alguns perigosos.

Moagem/usinagem
Há quem use este método, geralmente sem produtos químicos, mas o processo é trabalhoso.
Consiste em separar (ou não) todos os componentes que tem ouro em uma placa de computador, telefone, etc, como chips ic´s, eeprom, etc.
Depois de separado há que moer tudo em grãos bem finos (pó) e depois usar uma bateia usando método artesanal de "garimpar" o ouro, mas há quem garimpe usando bombas de água e uma bacia (já mostrei aqui em OFICINA70 como fazer uma em casa).
https://www.oficina70.com/como-recuperar-ouro-de-eletronicos.html

Vinagre e Sal Marinho
Solução de vinagre e sal marinho para precipitar ouro de dedos de memória ram e outros impressos. Mais atraente e sem produtos tôxicos na fase inicial. Pós recuperação há alguns químicos usados que talvés sejam difíceis de obter, mas com o melhoramento desta técnica será possível sim um método de recuperação mais limpo e sustentável.
https://www.oficina70.com/como-recuperar-ouro-com-vinagre.html

 Técnicas de refino do ouro usadas por joalheiros:
Diversas técnicas de refino estão disponíveis para recuperar o ouro, mas nem todas
são apropriadas para o refino em pequena escala para a produção de jóias. A seguir estes são os principais meios de recuperação de ouro usados por joalheiros e ourives.
• Cupelação;
• Quarteamento e divisão;
• Método de cloração de Miller;
• Método eletrolítico de Wohlwill;
• Célula de Fizzer;
• Extração por Solventes;
• Método com Água Régia;
• Processo Pirometalúrgico. 

Agente de Depuração do Ouro
Produto ecológico que substitui o cianeto que é altamente tóxico, sendo amplamente conhecido no mundo como:
(Gold Dressing Agent - GDA),
este produto é fácil de se obter, ele tem origem chinesa, atende aos requisitos ambientais, reduz o tempo de lixiviação, aumenta a taxa de recuperação de ouro, reduz os custos de energia e o tratamento de efluentes.
https://www.oficina70.com/gda-o-substituto-do-cianeto-na.html


----- ***** -----
Há vários outros métodos de recuperação de ouro e prata de equipamento eletrônicos, cabe a você decidir qual é mais rentável e fácil de obter.


Como recuperar Ouro de água Régia

Sem comentários:

Enviar um comentário