Como identificar meteoritos

Há astrónomos, geólogos e muitas universidades que pagam uma fortuna por elementos que vem de fora do nosso planeta..... e quanto mais raros, melhor.
Todos os dias caem na terra milhares de meteoritos muitos deles se desfazem em pequenos fragmentos.
E se você algum dia viu uma rocha diferente então envie uma amostra para serem feitos alguns testes.
O meteoro que caiu na Rússia gerou uma caçada aos fragmentos.

Mas o que são Meteoritos?
Meteoritos são fragmentos de corpos sólidos do sistema solar (asteroides, cometas, Lua, entre outros) que caem na superfície da Terra. Quando entram na atmosfera terrestre alcançam velocidades que vão de 11 a 72 km/seg – dependendo da direção e sentido de suas órbitas em relação a da Terra – e tornam-se incandescentes, deixando uma rápida trilha luminosa no céu conhecida como meteoro ou “estrela cadente”. Alguns poucos meteoros sobrevivem a esta queda e os que alcançam a superfície terrestre passam a se chamar meteoritos.



Os meteoritos podem apresentar constituição rochosa, metálica ou mista, e seu aspecto externo irá depender desta composição somada a diversos outros fatores, tais como: forma original no espaço; velocidade e ângulo de entrada na atmosfera; orientação ou não durante o voo; e fragmentações na passagem atmosférica.


Após caírem na Terra, se não forem recuperados e preservados imediatamente, ficam sujeitos ao intemperismo e podem valer menos.
Mas se forem recuperados logo após a queda o ideal é que não haja a contaminação deste, e se puder, recupere-o com um filme de papel alumínio.

Dependendo do tipo de solo, vegetação e níveis de humidade local o meteorito manterá um baixo nível de contaminante. Por este motivo os melhores meteoritos recuperados são aqueles que caem em desertos e na Antártida enquanto que são raros os resgates em florestas tropicais e áreas húmidas.

Link de ajuda para identificar um meteorito:
https://www.oficina70.com/como-identificar-se-uma-pedra-e-um.html


Para-quedista filma queda de um meteoro:
Norwegian skydiver almost gets hit by falling meteor

Veja o video:

Atualização sobre o video acima.
E não é que a ciência solucionou este caso?
Veja no link a seguir a resposta para este meteorito que o para-quedista filmou:
https://www.universetoday.com/111076/follow-up-on-skydiving-meteorite-crowdsourcing-concludes-it-was-just-a-rock/

Fontes:

Sem comentários:

Enviar um comentário