Como fazer máquina caseira para garimpar ouro

Separar ouro de minério de ouro leva tempo e, no final, determina o sucesso. Garimpeiros independentes podem esperar para garimpar minério de ouro, separando-o da areia preta e de materiais mais leves com uma bateia, ou criar um processo de separação sem fazer tudo isso manualmente. Uma máquina caseira de garimpagem pode processar o minério de ouro e separar o metal precioso dos detritos sem que o garimpeiro tenha que sacudir a bateia constantemente com a mão para ficar rico.

A versão industrial vendida por fabricantes tem muitos nomes como "Bacia concentradora/separadora de ouro, Concentrador de ouro ciclone, etc, etc", mas o objetivo é só um, separar o ouro (que é mais pesado) de outros detritos como a areia preta de rio.

Planta para garimpar ouro e bacia separadora de ouro
(A versão caseira devera se parecer com a foto acima)


Materiais de que vai precisar:
Tigela de plástico com quatro litros de capacidade e mais ou menos 10 cm de profundidade
Mangueira de jardim
Balde de 18 litros
Garrafa de dois litros de refrigerante
Navalha
Fita para vedar canos
Gel vedador de silicone

1. Corte a parte de cima da garrafa de refrigerante de dois litros. Meça mais ou menos 7 cm para baixo, a partir do gargalo da garrafa, e corte-a horizontalmente com a navalha. Esta é a "extremidade de corte". Jogue fora a porção do fundo da garrafa e guarde a parte de cima com 7 cm, que inclui o gargalo. Essa parte é mais ou menos o que você precisará se a tigela tiver 10 cm de profundidade.

2. Vire a tigela de plástico para baixo, de maneira que o fundo fique para cima. Corte um buraco circular no centro do fundo do recipiente que seja um pouco menor em diâmetro que o gargalo da garrafa. Retire as rebarbas em volta do novo buraco. Desvire a tigela.

3. Segure a tigela com uma das mãos e empurre o gargalo da garrafa pelo buraco no fundo dela com a outra. O gargalo da garrafa deve ficar protuberante em relação ao fundo do recipiente, com a extremidade de corte da garrafa dento dele.

4. Cole o gargalo da garrafa no lugar e faça-o ser à prova d'água com o gel vedador de silicone. Passe a fita para vedar cano no pescoço da garrafa dentro da tigela para criar um chão transbordante da tigela até o lado do gargalo da garrafa. Aplique o gel vedador de silicone na parte de fora da tigela e não no fundo. Deixe o gel secar por pelo menos duas horas antes de usar a máquina para garimpar ouro.

5. Corte um pedaço da mangueira de jardim e passe uma fita na parte cortada para que ela despeje água na tigela na parte encharcada das suas paredes. Quando a mangueira estiver na posição correta, dirigirá água ao longo da tigela horizontalmente, criando um redemoinho dentro dela.

6. Junte a outra ponta da mangueira a uma torneira e abra-a, dirigindo a água para dentro da tigela. Despeje ouro concentrado nela. O movimento do redemoinho da água dentro do recipiente coletará o ouro no fundo dele. A ação da água também removerá os materiais mais leves através do gargalo da garrafa, quando escapar, à medida que mais água for adicionada à máquina de garimpar ouro.

Sua máquina caseira deverá se parecer com isto:
Concentrador de ouro cicloneConcentrador de ouro ciclone

Nota:
O equipamento necessita de uma moto bomba de 2.5hp a 5hp.

Oque acontece aqui é um processo de separação de misturas chamado de:
LEVIGAÇÃO
Que é quando uma mistura se forma por substâncias sólidas de densidades diferentes, pode-se utilizar uma corrente de água para separá-las. É o caso do ouro, que normalmente é encontrado junto a uma porção de terra ou areia. Para separar essas substâncias, tritura-se a mistura dentro de um recipiente próprio e passa-se uma corrente de água por ela. A parte menos densa (a areia ou a terra) é carregada pela água, enquanto a mais densa (o ouro) fica depositada no fundo. Esse processo de separar os elementos mais densos dos menos densos utilizando água corrente é a levigação.


1 comentário:

  1. Muito bom.
    Porem ficaria muito mais fácil se você tirasse umas fotos.
    Obrigado

    ResponderEliminar